Sigre

Guia de Recolhimento

FSGP-e

Folha de Serviço

Editais

Usucapião Extrajudicial

Emolumentos extrajudiciais

Tabelas 2024

Tree Earth

Cadastrar-se

congresso-1-qdpjn6hsqn2mg9clguejrcbjcs96iy5x0aflwhngl4

Integrantes da CGJ-PB participam do XXIII Congresso da Anoreg-BR e corregedor é homenageado

 O corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Carlos Beltrão, foi homenageado durante as atividades do XXIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e Registral da Anoreg/BR e da VI Conferência Nacional dos Cartórios da Confederação Nacional de Notários e Registradores (VI Concart), das quais está participando desde essa quinta-feira (30) e por toda esta sexta-feira (1º). O evento ocorre em Brasília e também conta com a participação do juiz corregedor Antônio Carneiro.

“Recebi com humildade e muita gratidão a homenagem da Anoreg-BR, ciente da minha responsabilidade diante de um trabalho conjunto com toda a equipe da Corregedoria da Paraíba, exaltando a relevância da atividade extrajudicial do nosso país”, disse o corregedor Carlos Beltrão acerca da homenagem que lhe foi concedida em razão de sua contribuição com o Extrajudicial no ano de 2023.

Este ano, o Encontro teve como tema central ‘Compromisso com a Qualidade: Compliance, Sustentabilidade e Regulação nos Cartórios’ e contou, na abertura, com palestra proferida pelo ministro Luís Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), e com aula magna do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça.

Foram temas discutidos ao longo dos dois dias: Diálogo entre o Judiciário e o Extrajudicial; Mudanças normativas no combate à lavagem de dinheiro e o papel dos cartórios na colaboração com as informações; Impacto da nova Lei 14.711/2023 como Marco Legal das Garantias; Meio ambiente sustentável: da regularização fundiária com solo seguro ao mercado de crédito de carbono; Notas e Registros Públicos: a Inteligência Artificial a serviço do cartório do século XXI, entre outros.

“Dentre as mais relevantes discussões, destaco a extrajudicialização. A possibilidade de contarmos com a extraordinária rede de serventias extrajudiciais, realizando com muita sofisticação profissional, diversas atividades, antes exclusivas da jurisdição”, avaliou o juiz corregedor Antônio Carneiro.

O evento é realizado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e a Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), reunindo profissionais de cartórios de todo o Brasil.

Fonte: TJPB

Rolar para cima