Sigre

Guia de Recolhimento

FSGP-e

Folha de Serviço

Editais

Usucapião Extrajudicial

Emolumentos extrajudiciais

Tabelas 2024

Tree Earth

Cadastrar-se

WhatsApp-Image-2023-11-08-at-21.48.22-1-2048x1366-3

Portal do Litoral PB – Comitiva da PB prestigia Simpósio Mundial de Atos Eletrônicos e Desjudicialização & XXV Congresso Notarial Brasileiro

O presidente da Anoreg-PB, Carlos Ulysses Neto, participou na noite de ontem, em Brasília, da abertura oficial do Simpósio Mundial de Atos Eletrônicos e Desjudicialização & XXV Congresso Notarial Brasileiro Hotel Royal Tulip, em Brasília/DF. O evento reúne quase mil participantes, dentre eles, notários de 91 países do mundo e de todos os 27 estados brasileiros.

A comitiva paraibana, das mais representativas foi composta por ele, pelo presidente do Colégio Notarial do Brasil-PB, Sérgio Albuquerque e pelos tabeliães Lucas de Brito, Walter Ulysses, Vinícius Toscano, Raul Pequeno, Felipe Albuquerque, Luiz Meneguel, Sidnei Perfeito, Fábio Paiva, bem como pelo desembargador-corregedor Carlos Beltrão e pelos juízes auxiliares da CGJ, Antônio Carneiro e Romero Feitosa

Na ocasião, a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, destacou o potencial do evento para a classe e lembrou os 458 anos de existência do notariado brasileiro, “com grandes avanços: desde maio de 2020 todos os atos notariais no brasil podem ser praticados eletronicamente pelo e-notariado – com a atuação do notário, transformada pela tecnologia, mas mantida na tradição da identificação e qualificação do usuário, e na captação da sua manifestação de vontade. Garantindo sempre a segurança jurídica em todas as relações pessoais e patrimoniais em que haja atuação notarial”, afirmou.

Pluralismo judicial

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, afirmou que desjudicializar é criar uma política pública de pluralismo judicial. “É exatamente permitir que se possa transferir competências que antigamente pertenciam única e exclusivamente ao poder judiciário. e hoje o brasil você esse além dos tribunais, através de inúmeras atribuições do foro extrajudicial”.

Por sua vez, o representante do Brasil no Conselho de Direção da União Internacional do Notariado (UINL), Ubiratan Guimarães, deu as boas-vindas ao Brasil e à cidade de Brasília, “nossa capital federal, a todas as autoridades aqui presentes, aos notários do brasil e a todos os convidados que nos prestigiaram nesta noite. Em nome do presidente da União Internacional do Notariado, meu amigo, Lionel Galliez, saúdo aos notários irmãos de todo o mundo, e os agradeço por estarem conosco no Brasil e pela confiança depositada no notariado brasileiro”.

O Simpósio Mundial de Atos Eletrônicos e Desjudicialização & XXV Congresso Notarial Brasileiro acontece até amanhã em Brasília.

Assessoria de Comunicação da Anoreg/PB (Com informações do CNB/CF)

Fonte: Portal do Litoral PB

Rolar para cima