Sigre

Guia de Recolhimento

FSGP-e

Folha de Serviço

Editais

Usucapião Extrajudicial

Emolumentos extrajudiciais

Tabelas 2024

Tree Earth

Cadastrar-se

050923 - 110659 - Banner - Desembargadora - SEM TEXTO

Vice-presidente do TJPB, Desembargadora Maria das Graças Guedes, reforça parceria com ANOREG/PB para aprimorar os serviços extrajudiciais do estado

Em entrevista especial para a ANOREG/PB, a nova vice-presidente do TJPB, Desembargadora Maria das Graças, compartilhou suas iniciativas para a próxima gestão, dentre eles; a condução II Concurso Público para a Outorga de Delegação de Serviços Notariais e Registrais

Em sessão administrativa realizada no dia 14 de agosto, a desembargadora Maria das Graças Guedes foi eleita vice-presidente do Tribunal do Justiça do Estado da Paraíba para o biênio 2023-2023. A votação ocorreu online e contou com a participação de 18 desembargadores, resultando em 12 votos a favor de Maria e 4 votos para o desembargador João Alves da Silva, que também concorreu ao pleito.

A eleição para a vice-presidência do TJPB foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador João Benedio da Silva, em decorrência da aposentadoria do ex vice presente, desembargador Marcos William de Oliveira. O processo eleitoral ocorreu de maneira transparente e contou com uma abstenção do próprio presidente do TJ, além da ausência de um desembargador.

A desembargadora, conhecida por sua trajetória exemplar na Magistratura Paraibana, nasceu em São Mamede, no sertão da paraíba. Iniciou sua carreira como professora e, posteriormente, graduou-se em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Sua trajetória na Magistratura teve início em 1984, quando tornou-se Juíza de Direito da Comarca de Juazeirinho. Ao longo dos anos, atuou em diversas comarcas e zonas eleitorais, contribuindo significativamente para a justiça do estado.

Em entrevista especial para a ANOREG/PB, a Desembargadora Maria das Graças, compartilhou suas iniciativas para a próxima gestão. A magistrada reforçou a importância da classe cartorária para a segurança jurídica e expressou seu compromisso em fortalecer a colaboração entre o Poder Judiciário e a associação, visando aprimorar os serviços e a eficiência no sistema registral e notarial do Estado.

Confira na íntegra:

ANOREG/PB: Como se sente em relação a essa conquista e qual a importância desse cargo para a senhora?

Des. Maria das Graças: Sinto-me honrada pela escolha para o cargo de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, cuja importância consiste na oportunidade de colaborar para o aprimoramento da gestão administrativa e da prestação jurisdicional, no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Paraíba, na companhia do Presidente João Benedito da Silva e do Corregedor-Geral Carlos Martins Beltrão Filho, como sucessora do desembargador Marcos William de Oliveira.

ANOREG/PB: Quais são suas principais metas e objetivos como vice-presidente do TJ/PB?

Des. Maria das Graças: Minhas principais metas e objetivos são a condução dos concursos de responsabilidade do Tribunal de Justiça da Paraíba, entre eles o II Concurso Público para a Outorga de Delegação de Serviços Notariais e Registrais, o cumprimento das metas nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça e a destinação dos bens imóveis não utilizados pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, que estão entre as matérias atribuídas à Vice-Presidência.

ANOREG/PB: Como a senhora avalia o papel desempenhado pelos notários e registradores do estado?

 Des. Maria das Graças: Os notários e registradores, profissionais qualificados e dedicados, têm desempenhado um papel relevante e prestado grande contribuição ao exercício da cidadania e à segurança jurídica, que são fatores essenciais ao desenvolvimento socioeconômico do Estado da Paraíba.

ANOREG/PB: A regularização fundiária é um tema relevante para a sociedade. Como vossa excelência pretende colaborar para avançar nessa área durante seu mandato?

Des. Maria das Graças: Diante da relevância social e jurídica da regularização fundiária, a Vice-Presidência estará sempre disposta a apoiar e colaborar com as iniciativas destinadas a este fim, em especial as ações da Corregedoria-Geral de Justiça, que tem atuado fortemente nesta área, sob a condução do Desembargador Carlos Martins Beltrão Filho.

ANOREG/PB: Considerando sua vasta experiência na área jurídica, qual é a sua visão sobre a importância da parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e instituições como a Anoreg/PB para o aprimoramento dos serviços extrajudiciais?

 Des. Maria das Graças: As ações desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça da Paraíba em parceria com a Anoreg/PB e demais instituições são muito válidas na medida em que proporciona aprimoramento para o desenvolvimento da atividade e maior integração entre o Poder Judiciário e o serviço extrajudicial.

ANOREG/PB: Por fim, que mensagem gostaria de transmitir à população da Paraíba e aos membros da Anoreg/PB sobre seu compromisso e expectativas para o futuro?

Des. Maria das Graças: A mensagem que transmito à população paraibana e aos membros da Anoreg/PB é de muito empenho e trabalho em favor da cidadania e da efetividade do Direito, com plena expectativa de um futuro promissor.

Fonte: Assessoria de comunicação ANOREG/PB

Rolar para cima